Natal e Fim de Ano em Portugal: Tradições, tendências de pesquisa e presentes mais populares

Em Portugal, o Natal e o fim-de-ano são momentos importantes, mas vividos de forma diferente. Enquanto o Natal é um período dedicado à família, o fim de ano é aproveitado por muitos portugueses para viajar. Vamos conhecer um pouco melhor quais são os hábitos e as tradições dos portugueses durante esta quadra.

Ano Novo ou Natal: o que é mais popular?

Quanto é que os portugueses começam a preparar o seu Natal?

Juntamente com os residentes em França, Finlândia, Países Baixos e Bélgica, para Portugal o Natal é o principal feriado de inverno (ao contrário da Ucrânia e da Suécia, por exemplo, onde o Ano Novo ocupa o primeiro lugar).

Através dos dados de pesquisa, disponíveis no Google Trends, podemos ter uma ideia clara sobre as tendências de pesquisa dos portugueses sobre o Natal. Curiosamente, existe um padrão sólido, que mostra uma subida acentuada entre a última semana de novembro e os primeiros dias de dezembro. Depois, o pico das pesquisas sobre Natal ocorre normalmente na semana antes do Natal, o que confirma uma tendência dos portugueses para as compras de última hora.

Assim os portugueses tendem a iniciar as suas preparações de Natal em novembro, tal como acontece noutros países, como Roménia, Estados Unidos da América ou o Canadá. Alguns países iniciam estas preparações logo em outubro, onde se destaca a França, Espanha, Finlândia e Dinamarca.

Mas também no que diz respeito às pesquisas sobre o fim-de-ano, o pico do interesse é alcançado nos dias que antecedem a grande noite, senão vejamos (Google Trends): em 2022, o período com mais pesquisas foi de 25 a 31 de dezembro de 2022. E em 2023 foi entre 24 a 30 de dezembro. Uma verdadeira demonstração de interesse de última hora.

Quando começa a preparar o feriado?

Quais são as Pesquisas dos Portugueses antes do Natal?

A preparação para o Natal em Portugal é um momento de alegria, tradições e preparação. As famílias reúnem-se para celebrar e os registos das suas pesquisas online revelam bastante sobre quais são as suas prioridades e costumes festivos. Aqui está o que os portugueses pesquisam mais, à medida que se preparam para esta noite mágica.

Receitas e Pratos Festivos (1,093,000 pesquisas)

A comida ocupa um lugar central nas tradições natalinas. Os pratos mais procurados incluem o clássico bacalhau cozido, mas também variantes como o bacalhau à Brás ou à lagareiro. O cabrito assado, acompanhado de batatas douradas e grelos, é uma escolha tradicional para o almoço de Natal.

As sobremesas são igualmente importantes, com destaque para o bolo-rei, símbolo dos presentes dos Reis Magos, e o bolo-rainha, uma versão sem frutas cristalizadas que tem conquistado os paladares modernos. Filhós, sonhos e rabanadas, muitas vezes regadas com vinho do Porto ou mel, são indispensáveis, enquanto outros doces, como a tarte de amêndoa, complementam as mesas festivas.

Além disso, as famílias pesquisam sugestões de vinhos e espumantes para harmonizar com as refeições e dicas para preparar entradas como pataniscas e bolinhos de bacalhau.

Presentes e Natal (739,000 pesquisas)

A busca pelos presentes de Natal também reflete a dedicação dos portugueses em agradar aos amigos e familiares. Desde roupas e acessórios de inverno, como gorros e cachecóis, até tecnologia de ponta, como smartphones e smartwatches, as opções são variadas. Livros, especialmente romances portugueses e best-sellers internacionais, continuam a ser presentes populares, assim como peças de artesanato local, como cerâmicas, bijuterias e produtos de cortiça. Para os mais criativos, ideias de presentes feitos à mão, como velas aromáticas e biscoitos decorados, têm atraído cada vez mais interesse.

Músicas e canções (36,570 pesquisas)

A música natalícia, por sua vez, é parte essencial da atmosfera festiva. Canções tradicionais como "A Todos um Bom Natal" e hinos regionais como "Natal de Elvas" são frequentemente procurados. Playlists que misturam clássicos portugueses com sucessos internacionais, como Silent Night e Last Christmas, enchem as casas de melodia e alegria.

Entretenimento de Natal (192,190 pesquisas)

Quer se trate de um filme festivo, um concerto ou um programa de TV especial, o entretenimento é uma parte essencial das celebrações. Os filmes clássicos, como Sozinho em Casa (Home Alone), e especiais de Natal na televisão são escolhas populares para reunir a família em frente ao ecrã.

Saldos e Descontos (6,170 pesquisas)

Mesmo na corrida pelo Natal, os portugueses mantêm a tradição de procurar boas promoções. As buscas por saldos e descontos aumentam, especialmente em decorações natalícias, como luzes LED e árvores artificiais, além de presentes e doces festivos.

Férias de Inverno (3,660 pesquisas)

Além das tradições familiares, muitos portugueses optam por passar o Natal fora de casa, buscando destinos que combinem conforto e aventura. De acordo com um estudo realizado pela Jetcost e partilhado pela Forbes Portugal, 67% dos portugueses planeia viajar1 durante as tradicionais férias de final de ano.

A Serra da Estrela é popular entre os que procuram neve e momentos junto à lareira, enquanto vilas como Óbidos se transformam em cenários mágicos com mercados temáticos e festivais. As grandes cidades como Lisboa e Porto, com as suas iluminações deslumbrantes e eventos culturais, são também destinos favoritos. Para os mais aventureiros, viagens internacionais a mercados de Natal em cidades como Viena e Praga são cada vez mais comuns.

O que é pesquisado com mais frequência?

Estatística comparativa de volume de pesquisas, de acordo com os dados do Google Ads (pico de pesquisa é indicado)

O que cozinhar Entretenimento Ofertas O que procurar Férias/Fins de semana Canções/Músicas Promoções/Saldos
Portugal 1 093 000 2 170 739 000 192 190 3 660 36 570 6 170
Bélgica 11 900 4 490 37 430 235 430 43 790 138 170 1 460
Canadá 28 110 960 1 330 000 192 000 3 310 3 600 1 840
Dinamarca 2 098 000 8 150 1 008 008 471 280 16 150 272 910 5 360
Reino Unido 168 990 45 030 818 170 3 600 248 600 95 070 10 220
Finlândia 532 900 850 515 480 141 300 8 780 115 940 2 490
Roménia 688 790 10 270 275 560 434 930 107 490 205 160 28 440
Países Baixos 3 111 140 28 920 1 039 000 389 020 40 490 3 450 000 538 440
França 3 240 470 743 870 185 870 9 210 212 310 210
República Checa 148 860 1 480 570 840 37 910 26 770 326 070 910
Alemanha 633 970 3 360 553 900 948 470 641 870 5 081 000 29 100
Áustria 596 010 7 570 2 305 300 19 630 585 400 407 480 3 900
Suíça 9 863 000 22 300 11 460 000 2 747 477 265 320 2 241 000 12 680
Itália 1 190 000 1 580 1 184 000 257 920 19 600 255 990 2 620
Ucrânia 183 870 40 3 575 800 207 750 790 165 370 860
Suécia 11 644 400 401 070 11 432 000 10 864 000 1 568 432 13 200 000 1 451 000
Espanha 30 220 000 203 980 15 053 000 2 518 000 2 375 000 2 876 000 83 560
Polónia 14 541 000 130 230 21 304 000 6 278 000 1 000 035 6 123 030 77 720

O orçamento dos portugueses para o Natal

Em 2023, os portugueses reduziram ligeiramente o seu orçamento para compras de Natal, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing2 (IPAM). No ano passado, o gasto foi, em média, 356 euros. Isto traduz uma diminuição de 5,5% relativamente ao ano anterior.

A maior contenção esteve relacionada com a economia instável e com a subida generalizada dos preços, mas traduz uma tendência de descida que se mantém desde 2021.

O segmento em que as famílias mais decidiram poupar foi nas decorações de Natal, uma área em que a intenção de reduzir os gastos foi declarada por 86% dos participantes no inquérito. Adicionalmente, 81% dos entrevistados declarou pretender reduzir os gastos em prendas para adultos.

A ceia e o almoço de Natal, dois momentos especiais para muitas famílias, foram menos afetadas pelas intenções de poupança, com apenas 33% dos inquiridos a referir a pretensão de poupar nos alimentos para as refeições de Natal.

Índice de interesse nos temas Natal e Ano Novo

Presentes mais populares em Portugal

Em Portugal, as tendências de pesquisa de prendas de Natal mostram uma clara preferência por pesquisas gerais relacionadas com prendas (por exemplo, prendas de Natal), que dominam 64,84% de todas as pesquisas relativas a prendas. 

Encontra-se um menor número de consultas temáticas. Juntamente com os membros da família, os presentes para a mãe são os mais populares (9,58%), segundos pelo pai (5,69%) e pelas crianças (3,06%), o que reflete um grande foco na família. Os maridos e esposas também recebem uma atenção especial, com 2,46% e 2,35% de pesquisas, respectivamente.Os presentes para os avós e irmãos registam percentagens menores, o que indica uma troca de presentes menos frequente nestes casos. No que respeita ao ciclo de amigos, as prendas para as amigas e amigos representam 2,92% e 2,19% das pesquisas, respectivamente, o que realça o valor da amizade nas celebrações festivas portuguesas.

As estatísticas mostram um menor número de pedidos restritos, mas isso não significa que os portugueses não troquem prendas no dia de Natal! Pesquisam menos no Google o que presentear ao marido ou à mulher, porque sabem exatamente o que dar e não são necessárias mais ideias.

A Sonae Sierra desenvolveu um estudo em 2023 sobre os presentes mais populares para os portugueses3 e vamos revelar um pouco dos seus dados.

O primeiro dado revelador deste estudo indica que metade dos portugueses (49%) não faz um planeamento das compras de presentes com antecipação e que a maioria destes (63%) acabam por oferecer presentes semelhantes ao que já haviam oferecido no ano anterior.

Já no campo dos presentes mais populares, há uma diferença clara entre as ofertas para adultos e crianças, tal como seria de esperar.

As mulheres tendem a receber roupa e acessórios ou chocolates. Já os homens recebem, muitas vezes, garrafas de bebidas alcoólicas e roupa.

No caso das crianças, as meninas até aos 5 anos tendem a receber bonecas ou roupas. Mais tarde, entre os 6 e 14 anos, há uma tendência de substituir as bonecas por maquilhagem ou vernizes e perfumes e de manter a oferta de roupa.

Os meninos são, normalmente, mais fáceis de agradar e isso confirma-se através da tendência de oferecer jogos de construção, artigos de super-herois ou roupas até aos 10 anos. Entre os 10 e 14 anos os brinquedos são substituídos por consolas ou artigos desportivos.

Em suma, as roupas são o presente que mais se destaca, seja para adultos ou crianças, sendo considerados como uma “aposta segura” para muitas das pessoas que procuram um presente de Natal para oferecer aos seus amigos ou familiares. 

A nossa equipa também relata que o número de visitantes do site quase duplica a cada ano antes das festas do final de ano.

Em resumo, as celebrações de Natal e do final de ano em Portugal são cheias de tradições familiares e costumes únicos que reforçam o espírito festivo. Embora as famílias portuguesas celebrem o Natal com pratos típicos, como bacalhau e bolo-rei, e visitem feiras de Natal animadas, o Ano Novo é também um momento esperado, frequentemente associado a viagens de última hora. As festas do final de ano refletem não só um profundo vínculo familiar, mas também uma adaptação às condições económicas, demonstrando a resiliência e o calor das celebrações portuguesas.


  1. 67% dos portugueses vai viajar no Natal — Forbes
  2. Portugueses cortam 5% nos gastos com compras de Natal para média de 356 euros — Negócios
  3. Quase metade dos portugueses não planeia os presentes que oferece no Natal — Marketeer